E aí, que tal começar o ano (de) novo como tem que ser?

  • 0

E aí, que tal começar o ano (de) novo como tem que ser?

Category : Coaching

Já que convencionamos acreditar que no Brasil o ano começa após o carnaval, ainda que isso seja lamentável, então … Feliz Ano Novo pra você! E se conheço um pouco a mente humana, inclusive a sua, esta segundona está repleta de inícios! Como assim? Início de planos tipo “vou me exercitar mais, vou controlar o peso, vou ser mais sociável, vou aprender outro idioma…vou…vou…vou…! Legal, tem que ser assim mesmo, senão como andar pra frente?

A questão é, como sair da inércia e principalmente dar a devida sequencia e chegar aos objetivos definidos? Aliás, você já definiu especificamente estes objetivos? Eles são mensuráveis, atingíveis, realistas e tem prazos determinados? Sim, estes SIMco elementos são vitais, releia-os e descubra suas chances de obter êxito, ou não! E pra dar aquela força adicional, lembre do que os neurocientistas afirmam, que para mudar hábitos (só !?) precisamos de 3 elementos: Comando + Ação + Recompensa! Vou explicar melhor:

COMANDO é mais do que uma ordem, é um modelo mental. A mente humana precisa de 21 dias corridos para mudar um hábito. É quando as novas conexões neuronais “se costuram”. Então, sem mais delongas, comprometa-se com estas próximas 3 semanas. AÇÃO é triunfar dia a dia sobre as auto resistências que VÂO aparecer, afinal sair da zona de conforto, como o nome sugere, pode ser desconfortável. E RECOMPENSA é aquele prazer resultante do esforço, que precisa ser projetado na tela mental logo que o processo começa. Para isto ser mais vivo, experimente escrever num diário este “prazer resultante”, arrume uma foto que simbolize isso, visualize-a todos os dias, é certo que dará certo. De novo: Comando + Ação + Recompensa! Vamos nessa?

Ah, todas essas dicas só valem para quem é ensinável,  ou seja, para quem tem humildade, flexibilidade e disposição suficiente para aprender coisas novas. Boa viagem e bom ano realmente novo.


Leave a Reply